Personalidade do Ano - Transformação Digital

Ministro Marcos Pontes

Entregas MCTI-2019_2020

Confira as realizações do Governo Jair Bolsonaro em Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação neste primeiro ano de gestão do Ministro Marcos Pontes

marcos-pontes-g

Ministro Marcos Pontes​

O astronauta Marcos Pontes nasceu na cidade paulista de Bauru em 11 de março de 1963. É Tenente Coronel Aviador R1 da Força Aérea Brasileira, Bacharel em Ciências Aeronáuticas e Administração Pública pela Academia da Força Aérea Brasileira, engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Post Graduate School, na Califórnia (Estados Unidos) e piloto de teste de aviões de caça com mais de 2.000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e Mig-29 Fulcrum.

Membro da turma 1998 de astronautas da NASA, Marcos Pontes é o único brasileiro a ir ao espaço. Ele também é o primeiro astronauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço. Pontes realizou a Missão Centenário em 2006, fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial Russa, trabalhando 10 dias na Estação Internacional Espacial como Especialista de Missão, responsável pela manutenção dos sistemas da espaçonave e pela execução de pesquisas científicas escolhidas pela Academia Brasileira de Ciências.

Tem vasta experiência como gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em projetos internacionais relevantes no setor aeroespacial em empresas como NASA, JAXA, ESA, Boeing. Possui 30 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.
Com formação militar e acadêmica expressiva, Pontes é bacharel em Administração Pública e atua ainda como embaixador da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) atuando principalmente em programas de desenvolvimento sustentável.
Gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em projetos internacionais relevantes no setor aeroespacial em empresas como NASA, JAXA, ESA, Boeing. Possui 30 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.

Pontes atuou com o embaixador da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) principalmente em programas de desenvolvimento sustentável.

Como ministro de Estado, o astronauta brasileiro tem a missão de gerir o protagonismo estratégico da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento do país, promovendo as inovações e políticas públicas para a produção de conhecimento, riquezas para o país e qualidade de vida para os brasileiros. Além disso, também são estabelecidas cooperações internacionais com países e blocos econômicos em políticas públicas em comum.

Marcos Pontes foi eleito suplente no Senado Federal por São Paulo, podendo assumir essa função, caso necessário, depois de cumprir sua missão no mandato como ministro no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no atual governo Bolsonaro.

Além de funções inerentes ao cargo, Pontes prioriza a promoção da ciência, tecnologia e inovação junto aos jovens onde, segundo ele, está a contribuição para transformar o conhecimento científico em riquezas para o país e impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Realização

Patrocínio

Apoio institucional